quinta-feira, 24 de maio de 2012

Preservar para o futuro...

Extraído integralmente de: 
Blog Portal Direto - diretoportal.blogspot.com


APA Santa Helena: a necessidade de proteger.

Área de Proteção Ambiental da Serra Santa Helena
Demarcações: Biólogo Ramon Lamar

Infelizmente nosso país é ainda muito carente de políticas de proteção ao meio ambiente. Não valorizamos como deveríamos nossa imensa variedade de vida seja animal ou vegetal. 

Em Sete Lagoas, isso não é diferente: nossos córregos são verdadeiras descargas do esgoto doméstico e industrial, nossas lagoas são poluídas e sofrem com o descuido antigo não somente dos governos como da população mal educada.

A Serra Santa Helena envolve um complexo ambiental fantástico e que deve ser preservado. 

A chamada "APA-SANTA HELENA", é uma região de mata e cerrado nativos, que abriga espécies importantes da fauna e flora e que se vê ameaçada com o atual crescimento urbano de Sete Lagoas.

Parque da Cascata - Serra Santa Helena

Grupos de grandes construtoras, interessados no desenvolvimento econômico da cidade, além do próprio avanço da mancha urbana ameaçam esse importante patrimônio ambiental dos setelagoanos. Patrimônio que deve garantir a qualidade de vida da população e que a população deve fazer coro para defendê-lo.

É necessária a sua proteção pois a qualidade do ar e do microclima urbano dependem dessa importante reserva verde, além da manutenção de diversas espécies que abrigam a região.

No dia 22/05/2012, aconteceu as 15h no plenário da Câmara municipal, a apresentação de um projeto que interfere na demarcação da APA. Vale ressaltar que interesses financeiros de construtoras rodeiam a região, pois é uma área nobre, próxima ao Shopping e bairros de classe média alta.


Audiência pública discute zoneamento da APA da Serra de Santa Helena


A Prefeitura Municipal/Secretaria do Meio Ambiente convida  os órgãos ambientais, entidades públicas federais, estaduais e municipais, organizações não governamentais, proprietários de terra, representantes dos setores empresariais, associações comunitárias e população em geral para participar da Audiência Pública que será realizada no dia 06 de junho, às 18h, no auditório da Casa da Cultura Francisco Timóteo Pereira.

A audiência tem como objetivo discutir as questões que se referem ao zoneamento da APA (Área de Proteção Ambiental) da Serra de Santa Helena, assim como analisar a proposta, suas implicações, necessidades e processos. A Casa da Cultura está localizada na Av. Getúlio Vargas, 91, na orla da Lagoa Paulino, no Centro de Sete Lagoas.

Audiência Pública para discussão da proposta de zoneamento da APA Santa Helena


Data: 06 de junho de 2012

Hora: 18 às 21 horas
Local: Casa da Cultura Francisco Timóteo Pereira- Av. Getúlio Vargas, 91, Orla da Lagoa Paulino.


Com informações:

http://www.setelagoas.com.br/noticias/cidade/15974-audiencia-publica-discute-zoneamento-da-apa-da-serra-de-santa-helena



--------------------------------------------------------------------------------------
Nota:  O Capítulo Sete Lagoas luta pelo Meio Ambiente, e é parceiro da ADESA.
------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário