quarta-feira, 28 de outubro de 2015

☩ O DESTINO FINAL DA ORDEM DO TEMPLO ☩

No texto passado vimos como o Papa Clemente V subiu ao Poder, agora, estudaremos o breve Destino final da Ordem dos Cavaleiros Templários. Acompanhem-nos!

Pois bem, em estudos anteriores, percebemos que era necessária uma nova Cruzada e, como parte do planejamento, o Papa indicara que queria discutir a proposta de os Templários e os Hospitalários se unirem em uma só Ordem, ideia que surgira cada vez mais freqüentemente nos últimos anos.

Apenas dois anos antes, um frade dominicano, Ramon Lull, escrevera um plano de fusão que despertara muito interesse. 

Ele propunha que os Cavaleiros Hospitalários e os Cavaleiros Templários se combinassem em uma única Ordem que se chamaria os Cavaleiros de Jerusalém, e que todos os governantes da Europa combinassem suas forças cruzadas sob um único comandante conhecido como Rex Bellator, o “Rei da Guerra”.

O Papa Clemente V respondera favoravelmente ao conceito de fusão. Os Hospitalários trouxeram nova esperança para uma cruzada e novo respeito para ele próprios com sua recente invasão da Ilha de Rodes e o Papa se inclinava para a nomeação de Foulques de Villaret, Grão-Mestre dos Hospitalários, para Grão-Mestre da proposta combinada.

O rei Felipe, via essas propostas de fusão com bons olhos, mas de um ponto de vista totalmente diferente. Ele propôs que o Papa e os reis da França fossem nomeados Grão-Mestres hereditários das Ordens combinadas, e que ele próprio fosse nomeado como “Rex Bellator”, com pleno a riqueza abundante das Ordens unidas.

A única pessoa que parecia disposta a favorecer esse plano era o próprio Felipe, de forma que, como alternativa, ele desenvolveu um plano para derrubar a Ordem Templária. Suas propriedades mais valiosas e seu maior tesouro estavam na França e ele pretendia expropriar todos para si. 

Adicionalmente, livrar-se-ia também de suas imensas dividas com os Templários, o que para ele era importante, uma vez que sua Cruzada pessoal para adquirir as posses continentais dos reis ingleses havia secado seu tesouro.

Assim, desta forma, seria o Destino final da Ordem do Templo.




NO PRÓXIMO TEXTO
☩ O DESASTRE EMINENTE ☩


Nenhum comentário:

Postar um comentário